LIQUID DREAMS

PARA QUEM NÃO CONHECE O LIQUID DREAMS, VALE A PENA.
CADASTRE-S E E RECEBA A PREVISÃO TODA SEXTA..
VAI LÁ>>

http://www.ldsurf.com.br

o de hoje:
Twitter: @liquidsurf * Emitido 18/05/12 às 17h *

Buenas!

Ainda falta pouco mais de um mês para troca das estações, mas a sensação é que o inverno já chegou pra valer. Noite geladas e a chegada do swell n.8, que subiu já no dia das Mães, foram os destaques da semana recheada de ondas para o free surf e também para a conclusão da 3ª etapa do WCT, o Rio Pro, marcado pela vitória da havaiano John John Florence.

Aproveitando o embalo, o Brasil segue no radar mundial do surf com a realização do Quiksilver Prime Saquarema 2012, evento 6 estrelas do WQS que deve contar com a diversos atletas que disputaram o WCT nesta semana, incluindo J.J. Florence, Medina, Pupo, Alejo, Raoni, B. Simpson, K. Andino e muitos outros.

EXPECTATIVA PARA O FDS

O tempo segue apresentando boa amplitude térmica, com noites geladas e tardes mais agradáveis, sem risco de chuva (apenas uma possível garoa no fim do domingo) e com o sol marcando presença em ambos os dias. Pra quem for ficar na areia, vale ter uma blusa na agulha em função do vento, especialmente do meio pro fim de tarde.

Sobre o que interessa, o swell n.8 segue na área em lento declínio, já em sua fase final e mais inconsistente, ganhando gradativa influência de leste. Ainda teremos alguma pressão nos preferenciais desta direção, mas o sistema de alta pressão que garante a sobrevida desta ondulação também trará um aumento no fluxo de vento leste/nordeste. O alvo é logo cedo, pois quando o vento apertar boa parte dos picos que recebe melhor este final de ondulação tende a sofrer uma piora na formação, podendo ficar meio picado.

O domingo começa mantendo pressão próxima ao sábado, mas eis que nossa sorte muda com os primeiros sinais do promissor e já previamente anunciado swell n.9, subindo forte ao longo do dia e devendo apresentar ao menos dois estágios para ampliar a zona do ápice. Promete ser o maior de sudeste (com influência de leste) do ano, devendo render ALTAS ondas para nosso deleite e também para o brilho do Quiksilver Saquarema Pro, onde essa ondulação deve enroscar com perfeição no lendário point fluminense. Detalhes desta previsão na parte final do LD de hoje, confira!

1- Resumo LD:

LIQUID DREAMS

Condições predominantes para o litoral de São Paulo

SÁBADO – 19 de MAIO

TEMPO: Predomínio de sol e sem sinalização alguma de chuva. Deve ser a madrugada mais gelada desta sequência (min. 13º), com temperaturas em recuperação ao longo do dia (máx. 25º).

VENTOS: Nordeste fraco logo cedo, ganhando intensidade e virando para leste/sudeste ao longo do dia. O meio para o fim da tarde deve ser o momento mais intenso, soprando de nordeste com moderada a forte intensidade.

ONDAS: Meio a um metro de leste com inf. de sudeste.

DIREÇÃO E PERÍODO: LESTE/ SUDESTE, 8s, suave a moderado e baixando.

TENDÊNCIA: Em relação à 6ª, as ondas giram mais para leste e perdem pressão gradativamente, ainda mantendo razoável pressão nos preferenciais.

DESTAQUES:

O sabadão promete amanhecer gelado, mas o sol brilha durante o dia e rola uma praia. Este deve ser o último dia de fato do swell n.8, com as ondas entrando em declínio lento e gradativo, mas ainda apresentando potencial para 1m de sudeste com inf. de leste. Como o vento deve predominar do quadrante leste e ganhar intensidade ao longo do dia , o famoso zero hora tende a ser a melhor pedida nos preferenciais da vez, coincidindo com a maré bem seca. No mínimo, uma brincadeira parece garantida. Nos picos de sul a sul/sudeste as ondas devem ser menores, mas muitos deles se beneficiam da direção do vento, recebendo-o como terral especialmente logo cedo (suave) e no fim de tarde (intenso).

DOMINGO, 20 de MAIO

TEMPO: Parcialmente encoberto, devendo abrir ao longo do dia. Temperaturas mantendo padrão próximo ao de sábado, apenas um pouco menos frio. Risco de garoa rápido no fim do dia, mas nada intenso.

VENTOS: Continua o fluxo do quadrante leste. Nordeste fraco a moderado logo cedo, com indicação de uma aliviada no meio do dia, quando tende a girar para leste/sudeste. No fim da tarde gira para leste/nordeste e acelera.

ONDAS: Meio metro, subindo ao longo do dia para 1,5m a 2m de leste/sudeste, com possíveis maiores em picos especiais.

DIREÇÃO E PERÍODO: LESTE, 8s, suave + SUDESTE/ LESTE, 12 a 13s, subindo ao longo do dia.

TENDÊNCIA: HIGH SURF ADVISORY! O swell n.9 encosta ao longo do dia e pode render ALTAS já no domingo. O ponto de atenção são os ventos.

DESTAQUES:

Os domingos em 2012 parecem realmente marcados para receber swells (assim como as 2as), e esse não será diferente. Com tempo parcialmente encoberto e tendendo a abrir, o dia amanhece gelado mais uma vez, ainda sob a atuação do resíduo final do n.8. O momento exato da chegada de um novo swell sempre guarda algumas surpresas, e como de costumes, as fontes estão divergindo um pouco. Algumas acusam a subida durante o dia enquanto outras indicam que isso ocorre apenas de madrugada. Nossa impressão é que o swell encosta no domingo mesmo, e pode subir forte. Desta forma, a expectativa é de cerca de meio metro a meio metrão de leste/sudeste com séries cada vez maiores ao longo do dia, mais seguro durante a tarde. Com certa dose de otimismo, teremos potencial para ondas entre 1,5 e 2m no fim de tarde, e alguns picos especiais podem apresentar séries ainda maiores. Se não chegar a tudo isso, ao menos 1,5m parece garantido até o fim do dia. A pegadinha é que os ventos prometem manter o padrão de sábado, soprando do quadrante leste e podendo influenciar negativamente em muitos dos picos preferenciais para a direção da ondulação. O contraponto é que ainda assim poderemos ter alguns momentos um pouco mais amenos, e por isso toda atenção é pouca. Ressaltamos ainda que mesmo se os ventos não aliviarem, e concretizarem a previsão, existe algumas opções que podem ficar interessantes, mesmo que menores. Difícil vai ser conciliar as maiores ondas com o vento na direção ideal. O certo é que, com o potencial de um swell destes em pleno domingo, já podendo apresentar o ápice, sempre vale acreditar. Em caso de dúvida, nós vamos conferir!

SEQUÊNCIA:

Swell n.9 brilha no começo da semana, declinando a partir de 4ª. Madrugadas seguem geladas, com predomínio de sol durante a semana.

O começo da semana ainda está dentro da zona do ápice e o HIGH SURF ADVISORY continua valendo até 3ª!

A segundona promete ser intensa, com a certeza de que a ondulação de leste/sudeste já estará presente desde cedo e agora apresentando um padrão um pouco mais calmo de ventos. Se puder, aproveite as ondas que continuarão com potencial para 1,5m a 2m e possíveis maiores nos mais expostos. Atenção, alerta para secrets que raramente funcionam.

Na 3ª as ondas ainda mantêm muita pressão e potencial para 1,5 a 2m ou mais nos tops de leste a sudeste (maior momento pela manhã), podendo inclusive receber um reforço! Felizmente os ventos parecem apresentar oportunidades e a busca segue viva. Mais um dia que promete.

Na 4ª o swell declina rapidamente, mas ainda há potencial para pelo menos um metrinho, caindo. Mesmo baixando, deveremos ter boas ondas com a indicação de vento do quadrante norte.

Na 5ª o swell murcha e este deve ser o dia mais fraco da semana.

Para 6ª, temos a sinalização de um novo pulso de sul (possivelmente se consolide com swell n.10) e também a possibilidade de um último e suave pulso de sudeste. Este suposto combo pode atrasar, e desde já sinaliza também uma possível frente fria, com virada nos ventos para o quadrante sul.

PRÉVIA DO PRÓXIMO FDS:

Indícios do swell n.10

O foco para o próximo FDS fica por conta dos pulsos de sul e sudeste mencionados acima. Ainda estão incertos, mas é possível que se consolidem em no swell n.10 de sul a sul/sudeste com cerca de 1m (existe potencial para vim maior). Se continuar neste caminho, poderemos ter ondas tanto no sábado quanto no domingo, ainda sem pistas muito claras quanto à qualidade. Seguimos de olho, como sempre.

2- Tábua de Marés de São Sebastião:

Lua

Nova

SÁB

19/05/2012

DOM

20/05/2012

00:24

1.1

01:02

1.2

07:51

0.1

08:30

0.1

13:30

1.2

14:09

1.2

19:58

0.3

20:39

0.3

Sunrise

06:33

Primeira luz

06:04

Sunset

17:22

Última luz

17:50

Temperatura média da água

24 graus

QUIKSILVER SAQUAREMA PRIME 2012

Com previsão de altas ondas para seu início, Itaúna recebe elite do surf entre os dias 22 e 27 de maio.

Pelo quarto ano consecutivo, o “Maracanã do Surf” volta a sediar grandes competições. Saquarema será a quarta das nove etapas com status Prime da temporada 2012. A primeira, em Noronha, teve vitória brasileira de Miguel Pupo e a terceira, em Trestles, na Califórinia, no ínicio do mês, foi marcada pela supremacia de Gabriel Medina.

A ONDA

O Point de Itaúna é reconhecidamente uma das melhores ondas do Brasil, conhecido pela sua força, qualidade e consistência. Funcionando como um verdadeiro imã de swells, a laje de Itaúna tem o poder de refratar ondulações oceânicas e concentrar a energia das ondas, proporcionando longas e massudas esquerdas e uma direita incrível para dentro do canal, ambas com sessões tubulares nas condições certas. É um dos pouquíssimos picos que suporta ondulações de 12 pés com qualidade (nas esquerdas), podendo quebrar ainda maior em swells gigantes (como o ocorrido no último dia do WQS do ano passado, com séries de 15 pés plus, porém longe das condições ideais).
Quando o mar atinge ou passa dos 2m, a direita assume outro nível de dificuldade e perigo, só podendo ser dropada para o Backdoor (do outro lado do point). Nestas circunstâncias, já da pra ver, do outside, o telhado das casas a beira mar. Mesmo quando está pequena, é uma onda com pressão acima da média.

A PREVISÃO: HIGH SURF ADVISORY com qualidade!

Sem exagero, a previsão é uma das melhores possíveis com chegada do swell n.9, que promete a combinação exata de fatores para fazer o point brilhar desde na véspera e no início da competição. A zona do ápice parece se situar entre domingo à tarde e 3ª de manhã (início da janela), devendo apresentar ondas entre 6 a 8 pés+ em condições clássicas! Pra ajudar, as informações locais são de que o fundo está muito bom e o padrão geral de ventos para a próxima semana também é positivo para a região. Certamente Netuno representará bem o Brasil neste início de semana!

A expectativa é que a ondulação encoste com tudo ao longo do domingo e as ondas já devem apresentar potencial para cerca de 2 a 2,5m+ até o fim de tarde, ainda com possíveis séries maiores, seguindo a indicação de que o 1º estágio já vem no domingo.

Na segunda, véspera do início do evento, as ondas devem seguir bombando, possivelmente baixando um pouco em relação ao domingo, mas ainda com potencial para 2m ou mais. Dentro das nossas leituras, é bem possível que o 2º estágio do swell encoste ao longo do dia, o que poderia trazer novamente ondas na casa dos 6 a 8 pés+. No mínimo, double overhead com certeza, novamente com padrão positivo de ventos na maior parte do dia. Tão bom que poderia haver um webcast do free surf!

A terça será o 1º dia dentro da janela do evento, e as chances de iniciarmos a competição são de 99,9%. A esta altura, o swell ainda estará presente com ótima pressão e potencial para ondas em torno de 2m com possíveis séries maiores, entrando em gradativo declínio ao longo do dia. Os ventos seguem ajudando e o sol brilha forte, permitindo a expectativa de um início de gala, e possivelmente épico, do Quiksilver Saquarema Prime.

Na quarta as ondas seguem em rápido declínio, mas Itaúna ainda deve quebrar com cerca de 1 metro e série maiores, baixando ao longo do dia. Como os ventos devem continuar ajudando, e a janela da competição é relativamente apertada (são apenas 6 dias), as baterias deverão continuar na água durante todo o dia. Apesar de diminuir, a qualidade promete ser muito boa.

Na 5ª as ondas devem ficar pequenas e o mais provável é uma pausa na competição. A partir de 6ª temos a possibilidade de um terceiro, último e mais suave estágio de leste/sudeste associado a um pulso de sul encostando ao longo do dia. Resta saber o timing exato dessa nova subida, mas desde já sabemos que os ventos tendem a girar inicialmente para sul/sudoeste. Diante desse cenário, a possibilidade é de termos o restante das baterias rolando na 6ª e sábado ou no sábado e domingo.

Até lá, estaremos acompanhando atentamente os mapas e uma previsão LD atualizada para o evento será disponibilizada exclusivamente no http://www.facebook.com/quiksilverbr no começo da próxima semana.

E para quem não estiver na água na 3ª de manhã, o link para a transmissão ao vivo da competição:

http://www.quiksilver.com.br/primesaquarema12/#/home

Valeu, amigos. As noites seguem geladas, mas os dias vão ferver!

Confira o leash pra evitar problemas e atenção às correntes, que devem aumentar.

Abraço e boas ondas!

Liquid Dreams

Mágica é a ciência que não entendemos. Ainda.

Arthur C. Clarke

Twitter LD >>> @liquidsurf

Cadastre-se e receba os boletins sempre quentinhos no seu email: http://www.ldsurf.com.br

Liquid Dreams é um projeto 100% independente. Orgulho em monitorar TODOS os swells de SP desde novembro de 2007.

IMPORTANTE: As informações do cadastro são confidenciais e serão usadas única e exclusivamente pela equipe Liquid Dreams.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s